Como testar um cabo de vela de um veículo

Dúvidas e dicas sobre elétrica em geral.

Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor arthurbrandao0 » 28 Set 2013, 08:16

É bem simples testar cabos de vela, seja para saber se seus novos cabos de vela resistivos possuem a resistência correta e a qualidade necessária, ou para testar seus cabos de vela atuais. A resistência correta é fundamental para que as velas recebam a corrente correta, de forma que seu motor funcione adequadamente e economize combustível.

Nível de Dificuldade:Fácil

Como fazer:

    1. Remova apenas um cabo de vela por vez. Se ele for usado, limpe-o com WD-40, pois será mais fácil fazer a inspeção visual se ele estiver limpo. Assegure-se de que as presilhas de metal dos conectores das pontas do cabo estão limpas, livres de corrosão e em boas condições.

    2. Prepare seu multímetro, colocando-o na seção de OHM e na faixa de 20.000, ou 20k.

    3. Meça o comprimento do cabo, pois será necessário conhecê-lo para determinar os resultados do teste. Para testá-lo, coloque a sonda positiva, ou vermelha, em uma ponta, assegurando-se de que ela está em contato com a presilha de metal do conector, e a negativa, ou preta, na outra ponta.

    4. Observe as leituras, que podem variar inicialmente, mas logo devem estabilizar. Um cabo mais curto, de cerca de 30 cm, deve ter resistência de 6 a 7 Ohm, enquanto um cabo mais longo, de 76 cm, deve medir entre 9 e 11 Ohm. Um cabo intermediário, de 60 cm de comprimento, deve ter entre 7,5 e 9 Ohm. Todos esses valores são normais, mas se a resistência medida for inferior a 6 Ohm, independente do comprimento do cabo, ele está com a resistência baixa demais e deve ser substituído.

    5. Instale, ou reinstale, os cabos, se a leitura for satisfatória. Aplique uma pequena quantidade de graxa dielétrica na parte interna das presilhas de metal, do interior do conector, para assegurar que o conector não fique preso na vela e para evitar a formação de arcos voltaicos.

    6. Instale os cabos novamente nas velas e na tampa do distribuidor, na mesma posição de que os retirou, assegurando-se de que ambas as pontas estejam conectadas firmemente. Puxe-o levemente, após a instalação, para garantir que está bem encaixado. Se tiver dificuldades para fixá-lo, use um alicate de bico fino para ajustar as presilhas, de forma que se encaixem adequadamente.

Imagem
(Clique na imagem para ampliar)

Dicas & Advertências

    Este teste não verifica um possível vazamento de centelha, que pode ocorrer se o isolamento do cabo estiver quebrado ou defeituoso. Para isso, inspecione o cabo visualmente, ou veja se a centelha está saindo do cabo ou formando arco voltaico, com o motor em funcionamento.

    Em alguns casos, até mesmo cabos novos podem não apresentar a resistência adequada. Evite cabos muito baratos e de marcas desconhecidas.

    Cabos sólidos de cobre, como os MSD ou modelos especiais para competições, apresentarão resistência muito baixa ou nula, e parecerão estar em curto, então este teste só vale para cabos resistivos, de carbono.

    Teste apenas um cabo por vez, pois é fundamental que você não altere a ordem deles.

Fontes:
http://www.ehow.com.br/testar-cabo-vela ... omo_21835/
http://www.netserv32.com/ecommerce_site ... %20ngk.jpg
Avatar do usuário
arthurbrandao0
Moderação
Moderação
 
Mensagens: 874
Registrado em: 17 Mar 2013, 10:49
Localização: Barra Mansa/RJ
Medals: 3
Chegou e se apresentou (1) Capa do Mês (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 160881
Joinhas dados: 175 times
Joinhas recebidos: 79 times
Carro: Astra 2.0 (ex-Gol G3 1.0 16v)
Link das Fotos do Carro: http://bit.ly/1fXH7Gt < Astra http://bit.ly/1n6Q6av < Gol

Re: Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor arthurbrandao0 » 11 Dez 2013, 09:20

Só para complementar:

De acordo com as informações de Hiromori Mori, da área de Assistência Técnica da NGK, a empresa tem dois tipos de cabos de ignição: O SC (Supressor no Fio, Cabo Resistivo) e o ST (Supressor no Terminal, Terminal Resistivo). "O que muda é a forma de confecção de cada um, o SC é um cabo supressivo de fio de níquel-cromo e o ST tem terminais resistivos. É importante frisar que o tipo do cabo é determinado pela montadora para um veículo específico e não pode ser trocado por outro", afirma.

No primeiro tipo, o cabo supressivo de fio níquel-cromo contém revestimento de EPDM (Material de borracha) na parte branca da borracha, o que proporciona maior rigidez de elétrica e aguenta mais de 60 mil V. A parte externa do cabo dá proteção a ataques químicos e suporte a altas temperaturas. O fio de níquel-cromo faz a condução da energia elétrica. "Outra característica desse tipo de cabo é a resistência, que está no próprio fio, então, quanto maior o comprimento do fio, maior a resistência e quanto menor, menor a resistência", explica.

Outro tipo de cabo disponibilizado é o ST, cuja resistência está no terminal lado vela transformador e do lado da vela, logo, tanto faz o comprimento do fio, a resistência é sempre a mesma. "Temos uma resistência de níquel-cromo no terminal e o fio é um mero condutor de corrente elétrica, com maior rigidez de elétrica", analisa Hiromori.

Teste de resistência Ôhmica

O mecânico deve efetuar os testes de resistência ôhmica toda vez que suspeitar que os cabos apresentam problemas de funcionamento. Para isso, é preciso que o técnico tenha um multímetro ou um ohmímetro devidamente aferido e em bom estado de conservação. Meça o valor de resistência ôhmica entre os terminais do cabo na escala de 20 k?. Confira os valores respectivos de cada tipo de cabo:

Cabos SC: resistência no próprio cabo, então cada cabo tem um valor de resistência diferente. A resistência é de 7,5 k? por metro, com uma tolerância de 40%. Coloque o multímetro na escala de 20 k? e coloque as pontas do multímetro nas duas extremidades do cabo. Faça a medição. O cabo mais curto tem valor menor do que os maiores.

Cabos ST: a resistência está nos terminais, então, independentemente do tamanho do cabo, a resistência vai ser a mesma. Para os cabos de ignição de 4,0 a 8,0 k? e para os cabos da bobina, de 1,0 a 3,0 k ohms.
Avatar do usuário
arthurbrandao0
Moderação
Moderação
 
Mensagens: 874
Registrado em: 17 Mar 2013, 10:49
Localização: Barra Mansa/RJ
Medals: 3
Chegou e se apresentou (1) Capa do Mês (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 160881
Joinhas dados: 175 times
Joinhas recebidos: 79 times
Carro: Astra 2.0 (ex-Gol G3 1.0 16v)
Link das Fotos do Carro: http://bit.ly/1fXH7Gt < Astra http://bit.ly/1n6Q6av < Gol

Re: Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor arthurbrandao0 » 11 Dez 2013, 09:20

No caso do meu Gol, 1.0 16v / Mi (AT) - com distribuidor - Gasolina (1997 a 07/2001) o cabo de vela é um ST, mais precisamente, o ST-V24...
Então o teste do tópico não se encaixa.

Segue o teste de resistência dos Cabos:

Antigos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Novos:

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Avatar do usuário
arthurbrandao0
Moderação
Moderação
 
Mensagens: 874
Registrado em: 17 Mar 2013, 10:49
Localização: Barra Mansa/RJ
Medals: 3
Chegou e se apresentou (1) Capa do Mês (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 160881
Joinhas dados: 175 times
Joinhas recebidos: 79 times
Carro: Astra 2.0 (ex-Gol G3 1.0 16v)
Link das Fotos do Carro: http://bit.ly/1fXH7Gt < Astra http://bit.ly/1n6Q6av < Gol

Re: Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor arthurbrandao0 » 11 Dez 2013, 09:29

Cabo da bobina:
(Não testei o antigo, só o novo)

Imagem
Avatar do usuário
arthurbrandao0
Moderação
Moderação
 
Mensagens: 874
Registrado em: 17 Mar 2013, 10:49
Localização: Barra Mansa/RJ
Medals: 3
Chegou e se apresentou (1) Capa do Mês (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 160881
Joinhas dados: 175 times
Joinhas recebidos: 79 times
Carro: Astra 2.0 (ex-Gol G3 1.0 16v)
Link das Fotos do Carro: http://bit.ly/1fXH7Gt < Astra http://bit.ly/1n6Q6av < Gol

Re: Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor brunof » 11 Dez 2013, 22:18

Muito bom!
:palmas:
Avatar do usuário
brunof
Colaborador Master
Colaborador Master
 
Mensagens: 79
Registrado em: 12 Ago 2013, 18:19
Medals: 2
Chegou e se apresentou (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 10007
Joinhas dados: 11 times
Joinhas recebidos: 13 times
Carro: Gol G3 1.8 8v

Re: Como testar um cabo de vela de um veículo

Mensagempor pierrelsantos » 12 Dez 2013, 12:17

Show de bola... mas também é necessário testar o isolamento do cabo... para testa-lo, basta preparar uma solução de agua e sal em um borrifador.... espirre em cima dos cabo e com uma chave de fenda, encoste a ponta dela no bloco do motor e aproxime dos cabos de vela... se algum cabo estiver com problema de isolamento, você vai ver a centelha passando do cabo para a chave de fenda...
Molezinha!!!
http://www.youtube.com/canalVWg3

http://www.clubedogolg3.com/forum/astra-gsi-gol-16v-power-t243.html
Avatar do usuário
pierrelsantos
Moderação
Moderação
 
Mensagens: 240
Registrado em: 29 Ago 2013, 13:51
Localização: São Pedro da Aldeia - RJ
Medals: 2
Chegou e se apresentou (1) Clube do Gol G3 RJ (1)
pontos: 64293
Joinhas dados: 23 times
Joinhas recebidos: 43 times
Carro: Gol G3 1.0 16V Power
Link das Fotos do Carro: http://www.clubedogolg3.com/forum/astra ... -t243.html


Voltar para Elétrica

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes

www.clubedogolg3.com